Como Migrar para o Mercado Livre de Energia

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) oferece às empresa economia financeira e possibilidade de negociação bilateral na compra de energia.

Migrar para o Mercado Livre de Energia tem sido a decisão tomada por um número cada vez maior de empresas interessadas em economia financeira. A seguir você entenderá como  obter o direito de migrar para o ACL. 

Para que sua empresa obtenha o direito de migração, é necessário primeiro verificação dos pré-requisitos obrigatórios. Para empresas com demanda contratada igual ou superior a 500kw por unidade, ou alcançado este valor ao ser feito o somatório de empresas com mesmo CNPJ, poderão adentrar no Mercado Livre de Energia, e comercializar energias especiais (fontes renováveis).  Para empresas com demanda contratada de valor igual ou maior à 3000kw é possível adquirir energia de qualquer fonte geradora.

Após verificação dos pré-requisitos, a empresa deverá:

  • Denunciar seu contrato junto à distribuidora sob a qual sua unidade industrial ou comercial está conectada, respeitando os prazos de aviso prévio presentes no contrato para com a mesma.
  • Efetuar negociação para fornecimento de energia com comercializador ou gerador de energia.
  • Assinar contrato para com a distribuidora de energia da região onde a sua empresa está sediada para conexão e uso do sistema de distribuição. Salientando que neste caso o contrato para com a distribuidora é para uso do fio ou contratação de demanda.
  • Efetuar adequação do sistema de medição de consumo junto à distribuidora.
  • Tornar-se membro da CCEE como agente do mercado livre de energia, executando operações de acordo com a sua legislação, que dentre os termos assinalados estão pagamento de encargos, taxas e contribuições previstas.

Empresas que buscam uma redução de custo operacional através de economia em um insumo considerado primordial (energia) encontram no mercado livre de energia um ambiente de negociação bilateral extremamente benéfico, que gera economias da ordem de 20 a 30% com o desembolso com energia, e a prova deste sucesso, foi o aumento de migrações para o ACL no ano de 2016 em 25 vezes com relação a 2015 (ano em que o número de pedidos de adesão aprovados pela CCEE foi de 93), totalizando 2.303 empresas que concluíram seu processo de migração em 2016, fazendo com que o mercado chegue a marca de mais de 3900 agentes consumidores.   

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também