Como reduzir os gastos com energia na sua empresa

Saiba como o Mercado Livre ajuda empresas a reduzir gastos com energia, e veja os benefícios de contar com empresa especializada em gestão de energia.
reduzir gastos de energia

Reduza custos entrando no mercado livre de energia. Com certeza você já ouviu algo parecido se a demanda de energia contratada pela sua indústria, hotel, rede de lojas ou qualquer outro modelo empresarial é maior ou igual a 500 kW. Esse é o limite de corte para ingressar no Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde um bom contrato pode reduzir gastos de energia em 30% na comparação com o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), cujo único fornecedor possível é a concessionária de distribuição local. 

Basicamente, o mercado livre de energia funciona da seguinte forma: a negociação entre fornecedor e consumidor é autônoma, ou seja, só depende do acordo entre as duas partes para definições de preço, período de suprimento, flexibilidade do contrato, tipo de energia, etc.. Não há ingerências de entes públicos ou privados. O único órgão existente é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que não tem fins lucrativos, apenas registra e contabiliza o que foi contratado. 

A adesão à CCEE é compulsória, e todos os custos de operação do órgão são divididos entre os integrantes do mercado livre. A única tarifa fixa é a taxa fio, como é chamado o valor cobrado pela distribuidora local para manter a empresa ligada à rede elétrica. 

O princípio é simples, complicado é saber tirar proveito dele. No mercado livre de energia os preços variam mensalmente, podendo oscilar entre R$ 39,68 e R$ 559,75 por MWh, conforme o PLD, que é determinado por diversos fatores como previsão de chuvas, demanda do sistema e oferta. O mercado livre é um ambiente dinâmico, com regras e modelos de negócio que permitem que a empresa compradora possa revender energia caso o consumo mensal tenha ficado abaixo do montante contratado, por exemplo.

Mercado livre como alternativa para reduzir gastos com energia

Pelos pontos destacados acima é preciso monitorar continuamente o mercado livre de energia, conhecer bem as suas regras e os seus players. E ninguém faz isso melhor que uma empresa especializada em gestão de energia. Elas são parceiras fundamentais para alinhar um contrato vantajoso, aproveitando as condições e oscilações de mercado.

É o caso da Camerge, que tem 12 anos de atuação e realiza a gestão de mais de 470 unidades, entre usinas e consumidores de todo o país. Fazendo uso dessa expertise, a Camerge atua com o objetivo de intermediar os melhores contratos de energia, buscando os melhores preços e condições, elaborando estratégias assertivas e maximizando resultados.

Um dos maiores atrativos do mercado livre é o fato de qualquer empresa poder comprar ou vender energia. Ou seja, se o montante adquirido por sua empresa for superior ao que foi consumido no mês, é possível vender o excedente. E essa operação pode ser bastante vantajosa, já que a cotação do momento pode estar mais alta do que o preço por MWh estabelecido previamente em contrato.

Alerta contra a especulação

Aqui também cabe um alerta, pois já houve casos de empresas que contrataram mais do que a previsão de consumo visando uma oportunidade futura de lucro com a venda do excedente. No entanto, como toda especulação isso pode ser um tiro no pé caso os preços se mantenham estáveis ou caiam, como caíram durante a pandemia por causa da menor demanda de energia. 

De acordo com especialistas da Camerge, o momento é favorável para negociar contratos, pois a pandemia diminuiu a atividade econômica, aumentando a oferta de energia e reduzindo o preço do MWh. A tendência atual do mercado é portanto de expansão, com mais empresas ingressando no ambiente de contratação livre.

 

Plano de eficiência é recomendado, mas não é pré-requisito

Em termos de despesa inicial, o ingresso implica apenas o custo com a adequação do medidor de energia da unidade consumidora. Em termos burocráticos, além da adesão à CCEE é obrigatória a abertura de conta na agência 0895 do Bradesco, que é o banco responsável por toda a operação financeira do mercado de energia.

Vale lembrar ainda que muitas empresas aproveitam o ingresso no mercado livre para botar em ação medidas e práticas de eficiência energética, como aproveitamento de luz e ventilação naturais e troca de equipamentos.

Embora recomendada, essa etapa não é pré-requisito para migrar no mercado livre de energia. O plano de eficiência energética pode ser posto em prática inclusive durante o processo de mudança de mercado de energia.

Quer saber mais sobre como reduzir os gastos com energia e conhecer em detalhes os benefícios do mercado livre de energia? Fale com os especialistas da Camerge.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também