Certificados de Energia Renovável (I-RECS) – Como eles podem integrar as estratégias do seu negócio

Certificados de energia renovável é ideal para empresas que reportam emissões de GEE, e buscam por sustentabilidade, visibilidade e transparência.
Energia limpa

O uso de fontes com Certificados de Energia Renovável (I-RECS) cresce exponencialmente no mundo. Grandes aliadas na mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), as fontes renováveis geram energia por meio de recursos naturais que possibilitam sua reposição, sem impacto ao meio ambiente. Assim, sua produção não causa os efeitos do aquecimento global.

Porém, é preciso entender o que são as I-RECS. A gestão de energia pode promover estratégias adequadas para o uso dessas fontes renováveis em sua empresa.

Para isso, trouxemos alguns conceitos que irão te ajudar a entender melhor essa tendência.

Certificado de energia renovável é tendência mundial

O tema esteve no centro dos debates da cúpula de clima que, recentemente, reuniu 40 líderes mundiais a convite do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No encontro, eles debateram o uso de energia renovável é o sétimo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas (ONU).

Na agenda da ONU de compromissos globais até 2030,  estão entre as missões: “dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética; expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia, e aumentar substancialmente a participação de energia renovável na matriz energética global”.

Diante do apelo internacional, essa perspectiva já movimenta o mercado de negócios. Assim, se torna uma importante alternativa às empresas que reportam suas emissões de GEE e divulgam relatórios de sustentabilidade e transparência.

Mas afinal, o que são os Certificados de Energia Renovável (I-RECS)?

O International REC Standard (I-REC)  é um sistema que permite a rastreabilidade e certificação garantida de energias  de fontes renováveis. No Brasil, o Instituto Totum é o órgão emissor de certificados e representante do I-REC Standard. Para isso, ele aplica um criterioso processo de verificação nas centrais geradoras que usam fontes de energia renovável e buscam por certificação.

Após aprovado, um selo é concedido à geradora. Ela, assim, passará a comercializar os Certificados de Energia Renovável. Cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável:

1 REC = 1 megawatt hora ou 1000 quilowatts hora de energia renovável.

Assim que obtidos, os I-RECs e os atributos da geração renovável, tornam-se indisponíveis ao sistema. Dessa forma não podendo mais ser comercializados. Com isso, o consumidor passa a ter uma comprovação válida de que o consumo da energia renovável na sua empresa é legítimo.

Uso de energia renovável impacta indicadores de mercado

Ao comprovar a redução de suas emissões de GEE por meio dos certificados de energia renovável, as organizações que as adquirem conquistam melhores indicadores de mercado. A aquisição promove ainda um impacto positivo na reputação e posicionamento do negócio. Influenciam ainda na imagem positiva diante de seus clientes, investidores e stakeholders e mercado.

Para as empresas que estão na Bolsa de valores, por exemplo,  obter RECs garante a participação em programas de reporte. Dentre eles, o Carbon Disclosure Program (CDP), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Down Jones Sustainability Index (DJSI).

Além disso, a aquisição dos certificados de energia renovável garantem a rastreabilidade do gerador, sem risco de dupla contagem; emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia zeradas e o atendimento a Metodologia do GHG Protocol –  Escopo 2.

>>SAIBA MAIS SOBRE COMO MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE <<

 Como obter e negociar um certificado de energia renovável

Qualquer empresa pode obter um certificado de energia renovável. Para aquelas que já estão no mercado livre de energia, esse cenário é ainda mais favorável.

 A aquisição pode ser feita tanto no momento em que se está contratando a energia elétrica ou após a contratação, de forma retroativa até maio do ano seguinte.

Os valores de cada REC (1 megawatt hora) podem variar de R$ 1,50 a R$10,00 de acordo com o tipo de geração de energia. Esse é um ponto importante que deverá ser negociado  para atender melhor às necessidades de cada um.

Para isso, nossa equipe está à disposição para analisar a estratégia mais adequada levando em conta as particularidades e as demandas específicas do seu negócio.

Que tal conversar com um de nossos especialistas para analisar amelhor estratégia para a sua empresa?Clique aqui, preencha o formulário, que nós entramos em contato!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também