Gestão de Energia: por que contar com um sistema online faz diferença?

Postado em 2020/12/02 em Novidade

2020-12-01

Energia elétrica é insumo fundamental e estratégico para a quase unanimidade das atividades econômicas no país. E os custos da energia são condizentes com a sua importância. Na indústria, por exemplo, eles podem representar mais de 40% dos custos totais de produção. Por conta disso, acompanhar consumo e custo da energia é condição básica para se manter competitivo no mercado.

Isso não era possível até o desenvolvimento dos softwares de gestão de energia, como o Sistema Online criado pela CAMERGE, que permite ao cliente monitorar o consumo de energia por hora, dia, mês ou ano, gerando relatórios e gráficos de acordo as necessidades de cada negócio. 

A plataforma também fornece relatórios financeiros, com funcionalidades que permitem, entre outras coisas, fazer projeções econômicas. Essas são duas das três principais guias do sistema. A terceira reúne e organiza todas as informações relativas a contratos e demais aspectos da comercialização.

 

O que é um sistema de gestão de energia?

Os dados de montante de energia são obtidos pela integração na plataforma da CCEE, no caso dos consumidores. Nos geradores é através de uma conexão direta com o medidor de energia, onde é obtido além dos dados de montante de energia, informações de carga e qualidade de energia. A configuração dos links de dados juntamente a CCEE, bem como monitoramento e coleta de dados é efetuado pela equipe de TI da CAMERGE, sem custo adicional ao cliente.

As funcionalidades da plataforma podem ser dividas em três guias principais:

 

Relatórios de energia

Esta guia do sistema produz diversos tipos de relatório sobre o consumo de energia. Em relação à escala de tempo, eles podem ser gerados por hora, dia, mês ou ano. A possibilidade de acompanhamento em tempo real, chamada de medição remota ou telemedição, também existe. 

Se o cliente quiser saber como foi o consumo de energia de sua planta industrial ou comercial no dia anterior, por exemplo, o sistema fornece relatório apresentando as informações por meio de uma curva de carga por horário para a data escolhida.

A plataforma online também permite a comparação de períodos, como analisar o consumo de energia em determinado mês em relação ao mês anterior ou em relação a igual mês de anos passados. 

Essas são apenas duas das variadas possibilidades que o sistema online da CAMERGE oferece para controle, cálculo estatístico e elaboração de estimativas em relação ao consumo de energia da sua empresa.  

 

Relatórios financeiros

Esta guia trata de custos, preços e eventos de pagamento, entre outros temas financeiros. Assim como na guia de consumo de energia, há diversas possibilidades de relatórios a gerar, incluindo comparativos, estatísticas e projeções. 

Uma das funcionalidades, por exemplo, permite estimar os custos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), projetando de forma assertiva, com base em banco de dados, o saldo necessário na conta de custódia para a liquidação da entidade.

Outra aplicação é fazer comparativos entre os mercados livre e cativo. A plataforma também oferece projeções de economia que ajudam nas estratégias de contratação. Por exemplo, apontando qual o tipo de energia é mais vantajoso no momento levando-se em consideração preços e descontos.

 

Relatórios de comercialização

Esta guia reúne tudo que se relaciona aos contratos bilaterais e às demais informações da área, como relatórios de compra e venda de excedentes de energia.

 

Como um sistema online contribui para gestão de energia da sua empresa?

De forma pontual, podemos citar pelo menos 5 contribuições do sistema online para os negócios da sua companhia:

  • Mantém o calendário de eventos financeiros atualizado;
  • Facilita o controle de contratos de longo prazo;
  • Agiliza o controle de operações no curto prazo;
  • Recupera facilmente o histórico de contabilizações e pagamentos;
  • Gera relatórios de medição horária, mensal e anual de fácil acesso.

 Além disso, ao permitir acesso rápido e fácil ao histórico de consumo, o sistema online da CAMERGE torna possível:

  • Comparar a tarifa da sua distribuidora com a de outras distribuidoras do Brasil;
  • Analisar o melhor enquadramento na modalidade tarifária;
  • Fazer o planejamento de custos anuais;
  • Traçar estratégias de contratação;
  • Realizar simulações de economia.

Leia também: Como reduzir os gastos com energia na sua empresa 

Quer saber como otimizar a gestão de energia da sua empresa e reduzir custos? Fale com o time de especialistas da CAMERGE para saber mais sobre o Mercado Livre de Energia e as vantagens que ele oferece para o seu negócio. 

Voltar