Veja como o reajuste tarifário da Copel impacta os consumidores em ACL

Com o reajuste tarifário foi aprovado pela ANEE, a partir desta quinta-feira, 24/6, entra o aumento médio de 9,57% para os consumidores em alta tensão.

Desde a quinta-feira, 24/6, estão em vigor as novas tarifas da COPEL (Companhia Paranaense de Energia Distribuição S/A). O aumento médio para os consumidores em alta tensão será de 9,57%, já para consumidores em baixa tensão o impacto será de 10,04%. 

O reajuste tarifário foi aprovado pela ANEEL na terça, 22/6  conforme a  RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 2.886.

O efeito a ser sentido por cada Consumidor Livre dependerá de diversos fatores, principalmente do comportamento do consumo de cada unidade e do tipo de energia adquirida. Os reajustes incidem com diferentes percentuais nas componentes tarifárias.

O reajuste tarifário da Copel no ACL

Os consumidores do subgrupo tarifário A4 estão entre os principais que adquirem energia no ACL.  Elaboramos um comparativo das tarifas nas modalidades Horo Sazonal Azul e Horo Sazonal Verde para ajudar a entender as diferenças nesses reajustes e como ele atinge cada componente:


Modalidade Tarifária – A4 Horo Sazonal Azul




Modalidade Tarifária –  A4 Horo Sazonal Verde

Ativo 25


Como pode ser visto, os maiores impactos serão sentidos na Demanda (R$/ kW) – Fora Ponta que sofre um aumento de 11,86% em ambas as modalidades.

Já as menores variações diferem entre as modalidades. Enquanto na modalidade azul o menor percentual, de 5,22%,  é na Demanda – Ponta, na modalidade verde incide sobre os Encargos – Ponta  um percentual de 5,20%.

Análise do perfil de consumo

Por isso, é imprescindível que esses dados sejam analisados individualmente, de acordo com a realidade de consumo de cada unidade. Não havendo uma gestão especializada e adequada, sua empresa fica exposta a gastos desnecessários e análises superficiais.

Nós da CAMERGE, temos um rigoroso processo de monitoramento de mercado e uma equipe especialistas com amplo conhecimento em ACL para ajudar em uma gestão assertiva para sua empresa. Precisa de ajuda para entender os impactos do reajuste tarifário da Copel para esses ou outros subgrupos tarifários ? 


Converse com nossos especialistas

Como ocorre o reajuste tarifário

As revisões tarifárias das companhias integram as análises constantes da agência reguladora. Elas têm como intuito  manter o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras e são  realizadas periodicamente em intervalos de quatro anos.

A tarifa visa assegurar aos prestadores dos serviços receita suficiente para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento com qualidade.

Os impactos incidentes no reajuste tarifário da Copel

Na avaliação do processo de reajuste tarifário da Copel, o relator do processo na ANEEL, diretor Hélvio Neves Guerra,  apontou os impactos da pandemia da covid-19 no setor elétrico e nas distribuidoras de energia, entre as justificativas para a correção.

Em seu relato, ele ainda observou que a aprovação de reajustes das tarifas tem sido um desafio para a Aneel, mas que a agência tem buscado diminuir os impactos sem recursos do Tesouro com medidas para aliviar os reajustes, como o uso de créditos de PIS/Cofins.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também