Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Mercado livre é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais. Sendo que os acordos de compra e venda de energia são pactuados por meio de contratos bilaterais. No Mercado Livre é possível escolher o fornecedor, preço, quantidade contratada, período de suprimento e condições de pagamento, entre outras condições.

Consumidor livre é aquele que participa do Mercado Livre de energia, que pode optar pela compra de energia elétrica junto a qualquer fornecedor, conforme legislação e regulamentos específicos. Existem duas classificações para consumidores no Mercado Livre:
O consumidor que tem Demanda Contratada maior ou igual a 500 kW pode exercer a opção de migrar para o mercado livre de energia.

Consumidor Demanda Mínima Contratada    
Livre 2,5 MW    
Especial  500 kW – 2,5 MW    

 

Ao migrar para o Mercado Livre além da redução de custos na fatura de energia elétrica o Consumidor Livre pode escolher o seu fornecedor de energia. Diferente do mercado cativo, onde sua empresa está sujeita a tarifas e reajustes, no mercado livre quem decide o fornecedor de energia e estratégia de contratação é você.
As transações que ocorrem no Mercado Livre são somente de âmbito contábeis, não há diferença física entre consumidores livres e cativos em relação ao abastecimento. Não há risco de desabastecimento por tornar-se consumidor livre.
Existem duas opções: liquidar a PLD ou no mercado spot, então, por intermédio da Camerge pode renegociar essa sobra de energia no mercado com o preço de PLD mais ágio, desde que o cliente autorize.
Sim. A Distribuidora tem até 5 anos para aceitar o retorno ao seu mercado, porém na pratica, tendo disponibilidade de energia deve aceitar o retorno em tempo inferior.
É necessário realizar a Adequação do Sistema de Medição e Faturamento, o agente deverá providenciar a adequação de seu Sistema de Medição para Faturamento – SMF para permitir a coleta diária de seus dados de medição de geração e consumo pelo Sistema de Coleta de Dados de Energia – SCDE da CCEE.