Primeira quinzena de 2020 apresenta queda de consumo

Na última quinta-feira (23/01), foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE os balanços de geração e consumo de energia da primeira quinzena de 2020.

Consumo:

De acordo com os dados, entre os dias 1 e 15 de janeiro, o consumo apresentou uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2019, atingindo 63.796 MW médios.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR houve uma redução de 2,6% em relação à janeiro de 2019, considerando a migração de clientes cativos para o Mercado Livre de Energia. Eliminando o impacto ocasionado pelas migrações, o ACR teria registrado uma diminuição de 0,9%. Já o Ambiente de Contratação Livre – ACL apresentou uma queda de 2,1% no consumo. Ao desconsiderar o impacto das migrações, a redução seria de 6,3%.

O submercado que apresentou maiores quedas foi o submercado Sudeste/Centro-Oeste, apresentando redução de 4,7% e 4,0%, no ACL e no ACR, respectivamente.

Geração:

A geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN também apresentou queda nos primeiros 15 dias do ano. A redução foi de 2,3%, atingindo 67.104 MW médios produzidos.

O principal gatilho para a queda verificada é a redução da produção das usinas eólicas e hidráulicas, que apresentaram diminuição de 39,7% e 9,0%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Estes dados estão disponíveis no boletim InfoMercado Quinzenal publicado no site da instituição (www.ccee.org.br).

Para maiores informações, clique aqui.

Compartilhe nas redes!
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn