Na última quinta-feira (23/01), foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE os balanços de geração e consumo de energia da primeira quinzena de 2020.
Consumo:
De acordo com os dados, entre os dias 1 e 15 de janeiro, o consumo apresentou uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2019, atingindo 63.796 MW médios.
No Ambiente de Contratação Regulado – ACR houve uma redução de 2,6% em relação à janeiro de 2019, considerando a migração de clientes cativos para o Mercado Livre de Energia. Eliminando o impacto ocasionado pelas migrações, o ACR teria registrado uma diminuição de 0,9%. Já o Ambiente de Contratação Livre – ACL apresentou uma queda de 2,1% no consumo. Ao desconsiderar o impacto das migrações, a redução seria de 6,3%.
O submercado que apresentou maiores quedas foi o submercado Sudeste/Centro-Oeste, apresentando redução de 4,7% e 4,0%, no ACL e no ACR, respectivamente.
Geração:
A geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN também apresentou queda nos primeiros 15 dias do ano. A redução foi de 2,3%, atingindo 67.104 MW médios produzidos.
O principal gatilho para a queda verificada é a redução da produção das usinas eólicas e hidráulicas, que apresentaram diminuição de 39,7% e 9,0%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
Estes dados estão disponíveis no boletim InfoMercado Quinzenal publicado no site da instituição (www.ccee.org.br).
Para maiores informações, clique aqui.