PLD horário: Entenda quais os impactos diretos

O que é o PLD?

O Preço de Liquidação das Diferenças, comumente chamado de PLD, é um indexador de preço de energia. O indexador tem por objetivo encontrar a solução ótima de equilíbrio entre o benefício presente do uso da água e o benefício futuro de seu armazenamento, medido em termos da economia esperada dos combustíveis das usinas termelétricas.

E antes do PLD horário, como era?

Até dezembro de 2020 o PLD era consolidado em base semanal, por patamar de carga (leve, médio e pesado), divulgado em uma semana com vigência para a próxima semana operativa. Com a implantação da precificação horária o PLD passou a ser calculado pela CCEE diariamente para cada hora do dia seguinte, com base no Custo Marginal de Operação.

Anteriormente os intervalos dos Patamares de Carga utilizados seguiam as seguintes divisões:

Intervalos de patamares de carga - ONS CAMERGE

Abaixo segue um comparativo para exemplificar a diferença entre as duas formas de precificação, ambas como base a semana do dia 02 de dezembro de 2020:

PLD Semanal

PLD por patamar de carga

PLD Horário (sombra) do submercado Sul

pld Sombra CAMERGE

Por que foi implantado o PLD horário?

O Brasil passou de um sistema predominantemente hidrotérmico para um sistema com a presença cada vez maior das fontes renováveis, chamadas intermitentes, que dependem diretamente de condições climáticas. Desse modo a previsão de 7 dias tende a refletir de forma inexata entre preço e operação. Já a precificação horária, a ser divulgada para o dia seguinte, passa a ter maior conexão entre a realidade da geração para o dia seguinte.  

Como impacta no Consumidor Livre de Energia?

Na pratica a mudança não trará grandes alterações para a rotina do consumidor. O que pode modificar é o montante a ser repassado à CCEE no evento Aporte de Garantias financeiras/Liquidação financeira. Essa modificação nos custos totais da liquidação financeira está diretamente ligada ao consumo de energia nas horas de valor mais baixo ou mais alto.

Como impacta no Gerador de energia?

Para os geradores que estão no MRE não há impacto. Com o PLD Horário, os geradores que não participam do MRE, poderão concentrar a geração de energia dentro do horário no qual a maior demanda acontece, podendo assim se beneficiar com preços maiores.

Conclusão

O principal benefício do PLD Horário é uma melhor e mais precisa precificação da energia. Com a busca pela eficiência no despacho nas usinas a CCEE prevê uma redução nos encargos gerados pelo despacho das térmicas fora da ordem de mérito, ou seja, redução do Encargo de Serviço do Sistema (ESS), que é recolhido na contabilização da CCEE por meio da liquidação financeira.

A equipe da CAMERGE está capacitada para operacionalizar e analisar todas as mudanças relacionadas ao PLD Horário e disponível para sanar todas as dúvidas que possam surgir.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Leia também